quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Módulo I _ Tecnologia na Sociedade, na Vida e na Escola

A primeira atividade que realizamos neste módulo foi um fórum de apresentação da turma. Espaço destinado para a turma se conhecer. Onde deixei a seguinte mensagem:
"Olá caros colegas de curso! É um prazer estarmos juntos em mais uma etapa de trabalho educacional. Chamo-me Célia Maria da Silva, sou formada em História e pós-graduada em Tecnologias na Educação. “Estou como professora de História no Colégio Estadual Barão de Mossâmedes”. Já participei de alguns cursos nesta área. Mas sinto que ainda tenho muito que aprender e esta é mais uma oportunidade. Abraços a todos!"
Primeiro contato que tivemos com a turma via online, onde falamos um pouco de nós e conhecemos um pouco do outro. Isso é sempre muito bom para melhor entrosamento.
Depois realizamos o diário de bordo, como atividade 2, a partirr das questões colocadas nos pontos de reflexão e levantadas nos momentos de aprendizagem, registramos alguns aspectos relacionados à preocupação e/ou expectativa no que diz respeito ao uso da tecnologia nos processos de ensino e aprendizagem e com base no vídeo.
(08/06/2009)Anotação aluno: Ao assistir o vídeo nota-se a introdução das varias tecnologias no processo de ensino aprendizagem. Ao refletir sobre o uso das tecnologias no dia-a-dia da escola, chego à conclusão que ainda falta muito para que elas sejam introduzidas de forma eficaz e correta. Falta formação vinculada à prática. Isto porque teoria e prática devem caminhar juntas se queremos realmente um ensino de qualidade que vise a introdução das mudanças ocorridas na sociedade, afinal, a escola não está isenta das mudanças sociais, ao contrário, ela deve mediar essas mudanças de forma crítica, visando uma formação integral do ser humano. O uso das tecnologias da informação e comunicação são sempre bem aceitas pelos alunos, pois a grande maioria deles já trazem consigo experiências no manuseio delas e os que ainda não tiveram a oportunidade, ficam interessados em aprender ao menos como usá-las. Em minha experiência com vídeo, por exemplo, noto que os alunos amam e demonstram até uma certa falcilidade de compreensão. Penso que esse tipo de trabalho é de suma importância, pois é uma forma real e concreta de trabalharmos a leitura crítica do mundo que nos redeia e das teias sociais, políticas e ideológicas que permeiam a formação do ser humano como um todo. Formar cidadãos ativos é estar a par das mudanças de forma reflexiva, buscando compreender as transformações ocorridas na sociedade bem como suas consequências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário